Níveis de referência

A-1 (2 estágios)

Ao final do nível A-1, os alunos têm a capacidade de apresentar-se, elaborar e responder perguntas simples, além de se expressar e compreender frases simples no cotidiano.
A-II (2 estágios)

A-2 (2 estágios)

Durante o nível A-II desenvolve-se a capacidade de utilizar e compreender frases freqüentes na troca direta de informações em situações rotineiras como família, trabalho, compras e restaurante, entre outros. O falante sabe descrever sua origem, sua formação e seu trabalho, além de falar sobre situações concretas.

B-1 (2 estágios)

No nível B-I, o falante adquire a capacidade de lidar bem com situações do cotidiano numa viagem a um país onde o idioma seja falado. Aprende-se a relatar experiências e acontecimentos, descrever esperanças e metas e a argumentar de maneira simples sobre temas conhecidos.

B-2 (3 estágios)

No nível B-II, os alunos desenvolvem a capacidade de compreender o conteúdo principal de textos sobre temas concretos e abstratos, além de poder participar de discussões técnicas na sua área de trabalho. O falante consegue expressar-se clara e detalhadamente, tendo a capacidade de manter conversas fluentes com nativos sem grandes esforços das duas partes.

C-1 (3 estágios)

No final do nível C-I os falantes compreendem textos longos e complexos, inclusive os significados implícitos. Adquire-se neste nível a capacidade de se expressar de maneira clara, coesa e fluente sobre fatos e processos complexos.

C-2 (4 – 6 estágios)

Após o C-II os falantes têm a capacidade de compreender facilmente quase tudo que lêem ou ouvem, além de saber se expressar de modo espontâneo, fluente e preciso.